sábado, 24 de setembro de 2016

Abertura do obturador

Abertura do obturador 
Versão 1.0



Toda foto ou vídeo a luz se faz necessário para que possa haver a captura da imagem. Para isso a maquina fotográfica conta com um artificio chamado obturador, analogamente a uma janela e o tamanho dessa abertura ira proporcionar dois feitos que são:
- Quantidade de luz
- "Profundidade" do foco
Abertura do obturador não esta na câmera e sim na lente intercambiável numa DSLR. 

Toda imagem requer uma combinação de porção de luz e de tempo, em outras palavras quanto mais luz deixar entrar terá de compensar em menor tempo de abertura  ou oposto disso, ambiente com pouca luz sera a unica exceção, pois abertura e o tempo devera ter as combinações  mais altas.

A figura abaixo retrata a relação entre abertura do diafragma e profundidade do foco.
          As aberturas grandes são representados pelo números menores (tais como: f/2.8, f/4). Abertura máxima depende da lente usada . Numa lente zoom, em geral a máxima abertura diminui na exposição de tele.
         As aberturas médias geram a melhor qualidade de imagem, ainda que nem sempre ofereçam a profundidade de campo que você poderá precisar.
         As aberturas pequenas na maioria das objetivas tem como menor abertura f/22, ainda que algumas possam apresentar outras mais fechadas, tais como f/25 ou f/32. Quanto menor abertura mais sera a profundidade de campo, mas nem tudo é perfeito perderá na qualidade de imagem pela difração.

Os números não são aleatórios, na realidade eles são frações, ou seja: f/4 é na realidade f¼. É por isso que  abertura f/22  é menor do que f/4, já que pela matemática não engana f/22 = 0,045 e  f/4 =0,25.

Na figura abaixo representa exemplo de abertura de obturador que possa ser usado para que possa ter um foco no objeto que quera ser fotografado, gerando o efeito de destaque no conjunto.

As imagens são de internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário